Você já ouviu falar de autores independentes?
Sabia que existe um mercado onde há autores que publicam suas obras sem precisar de uma editora? Esses são os autores independentes e esse é o assunto dessa semana na newsletter Na sua estante
Quem nunca sonhou ou pensou em escrever um livro, conto ou crônica sobre algum tema, seja relacionado à própria vida ou a de alguém próximo? Bom, há quem diga que, para fazer isso é necessário contar com uma editora, mas existe um mercado no universo literário voltado para autores que decidem lançar suas obras de forma independente. Esses são profissionais que escrevem e publicam suas obras livremente para o público ter acesso, sem a intermediação de uma editora. Com o crescimento das plataformas de autopublicação como KDP(Amazon Kindle Publishing), Wattpad e clube de autores, os escritores começam a ter mais controle nas suas obras e suas carreira.
No entanto, ser um autor independente não é uma tarefa fácil. Além de escrever, é preciso assumir outras funções como marketing, divulgação, diagramação e até mesmo revisão, ou contatar algum profissional para fazer esses serviços. No caso do marketing do livro, muitos autores independentes fazem parcerias com book influencers, que divulgam o livro em suas redes sociais e em troca o autor independente pode oferecer algum mimo relacionado a obra, como marca-pagina, adesivos, cards e outros itens. Outro desafio é a questão da rentabilidade, as plataformas de autopublicação oferecem uma margem de lucro, mas na maioria das vezes ela é baixa comparada a editoras tradicionais.
Apesar dessas dificuldades, o mercado de autores independentes é promissor, com um público-alvo em crescimento e repleto de oportunidades para inovação e experimentação. Para os autores é a chance de ter maior autonomia e controle sobre suas obras, muitas vezes realizando o sonho de ver seus textos publicados. Para o público, a oportunidade de conhecer e se conectar com novas histórias.
A dica do livro da semana é um livro de uma autora independente e o livro é Amor sob protocolo da Sarah Oliveira e a resenha desse livro está aqui
Também temos um post especial sobre esse livro, o tema é jogos de tabuleiro que são mencionados no livro
É um cenário difícil, porém com altas possibilidades para escritores independentes. O campo é fértil. Vivo batendo na tecla de se trabalhar em coletivo, porque enxergo a força dos independentes quando se organizam e desenvolvem iniciativas juntos. Texto muito massa da Ana Martins.
Ser escritora independente é extremamente desafiador, mas mesmo assim eu amo! Adorei o texto 🥰